domingo, 13 de maio de 2007

A volta de Fidel?

O site da Economist especula sobre o futuro de Fidel Castro. Em primeiro lugar, há sinais inequívocos de sua recuperação física. Além disso, seu desejo de participar do processo político é inegável. A pergunta é pertinente: Fidel Castro voltará ao poder em Cuba?

Não farei aqui nenhum exercício de futurologia. Mas o cenário mais provável é o retorno de Fidel em funções diferentes das ocupadas antes de seu afastamento ocorrido em 1º de agosto de 2006. Seu irmão Raúl Castro, presidente interino do Conselho de Estado, tem promovido uma transição serena na estrutura de poder em Cuba, trocando o foco personalista pelo fortalecimento das instituições. Essa passagem pode dar novo fôlego ao PCC, e dificilmente poderia ser feita por Fidel Castro.

O retorno de Fidel Castro à presidência significaria um retrocesso nesse sentido. Ainda que não haja um culto à imagem de Fidel em Cuba, é inegável que sua onipresença no poder inibe a ascensão de outras lideranças políticas de peso.

A grande dúvida sempre foi saber se o regime cubano conseguiria sobreviver sem Fidel Castro. Ao que tudo indica, "El Comandante" viverá o bastante para saber a resposta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! O texto está muito bem escrito, mas senti falta de hiperlinks como nos outros posts... por exemplo, PCC. Tá, é fácil deduzir q não é Primeiro Comando da Capital e sim Partido Comunista de Cuba, mas não custava um link pra wikipedia...